Conheça o Cortisol: O Hormônio Chave do Estresse

ronald-canejo-conheça-o-cortisol-o-hormonio-chave-do-estresse

Os hormônios são peças essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Com funções variadas em diferentes órgãos do corpo, eles são responsáveis por garantir o bom funcionamento do nosso metabolismo. Dentre eles, o Cortisol: o hormônio do estresse.

Antes de nos aprofundarmos no Cortisol, vamos entender melhor como os hormônios são produzidos.

Qual a função dos hormônios

Os hormônios atuam como figuras protagonistas no organismo humano. Eles são produzidos por glândulas endócrinas, que por sua vez, despejam os hormônios diretamente na corrente sanguínea.

Basicamente, cada hormônio liberado na corrente sanguínea tem seu caminho programado e vai exatamente para o órgão onde ele deve atuar.

Os hormônios possuem um papel vital em funções corporais como:

  • Crescimento e Desenvolvimento;
  • Metabolismo;
  • Reprodução e Libido;
  • Controle de Humor e Apetite.

Em meio a tantos hormônios, temos o Cortisol, nosso assunto de hoje.

O Cortisol é conhecido como o hormônio do estresse e hoje você entenderá o porquê.

O que é o Cortisol

O sistema endócrino é responsável pela liberação do Cortisol, que é mais um dos variados hormônios que percorrem nossa corrente sanguínea.

O Cortisol consiste em um hormônio esteroide que atua em processos fisiológicos do organismo, incluindo o controle de açúcar no sangue e o combate à inflamações.

Sua produção se dá em glândulas suprarrenais que estão localizadas acima dos rins.

Ainda que possua funções variadas e de destaque, o Cortisol ficou muito conhecido por ser o hormônio do estresse.

Cortisol: O Hormônio do Estresse

Um dos principais efeitos do Cortisol é liberar energia para que o sistema nervoso tenha a capacidade de controlar o nível de estresse em situações de adversidade.

Isso significa que o Cortisol é o grande responsável pela resposta do nosso organismo quando estamos de frente a momentos estressantes.

Caso o corpo identifique uma situação de extrema tensão e possível ameaça, o hormônio é liberado no sangue, poupando energia, controlando a pressão arterial e regulando o humor.

O grande problema aqui é que o nosso organismo nem sempre identifica uma situação de perigo da maneira correta.

É comum que as pessoas sintam um fortíssimo estresse no dia a dia de trabalho, já que o corpo pode entender curtos prazos e situações desafiadoras como uma possibilidade real de ameaça, liberando o hormônio em quantidades exageradas.

Os Riscos do Cortisol Elevado

Apesar de ser natural, a produção de cortisol deve ser balanceada. Altos níveis de cortisol podem proporcionar uma série de problemas de saúde como diabetes, depressão e hipertensão arterial.

Em casos extremos, altos níveis de cortisol poderão desencadear um infarto do miocárdio, que por sua vez, poderá levar a pessoa acometida a óbito.

Diversas outras questões como o acúmulo de gordura corporal, aumento do nível de açúcar no sangue, aceleração dos batimentos cardíacos e redução da produção de insulina também estão diretamente ligadas à alta taxa de cortisol no sangue.

Outras Funções do Cortisol

Por mais que seja um hormônio conhecido principalmente pelas questões de estresse, o Cortisol possui outras funções no organismo, como:

  • Regulação do Metabolismo: O hormônio atua controlando níveis de açúcar no sangue
  • Regulação da Pressão Arterial: O cortisol é um dos responsáveis por manter a pressão arterial estável
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico: Assim como outros diversos hormônios, o cortisol tem ações anti-inflamatórias, ajudando o organismo a evitar infecções.

Reduzindo os Níveis de Cortisol

É perfeitamente possível tentar controlar os níveis de cortisol no organismo. Bons hábitos são a chave para que você possa ter o hormônio balanceado.

Separamos algumas dicas importantes para você se certificar que seus níveis de Cortisol estão dentro do ideal:

  • Durma Bem: Ter um sono de qualidade certamente vai ajudar o seu corpo a manter os padrões equilibrados. O sono é essencial para uma vida mais feliz e saudável, melhorando a comunicação entre neurônios e diminuindo a irritação.
  • Faça Exercícios Físicos: Exercícios Físicos são fundamentais para uma vida de qualidade, o que obviamente proporciona mais equilíbrio nos níveis de Cortisol
  • Controle seus Pensamentos: Aqui está um dos grandes problemas da população mundial. Não adianta pensar em um problema que você não pode resolver agora. Evite pensar muito em situações que não exigem a sua atenção no momento. Remoer algo do passado ou do futuro aumentam a sua tensão e ansiedade, o que certamente vai desequilibrar seus níveis hormonais.

A Fisiologia Hormonal

Entender os hormônios e suas funções no corpo é um desafio difícil, mas muito gratificante.

A Fisiologia Hormonal é a área dentro da medicina onde os hormônios são os objetivos de estudo. Procuramos entender sua atuação como um todo e como o organismo é afetado por eles.

Quer ser profissionalizar na área de Fisiologia Hormonal? Conheça o meu curso completo para que médicos de todas as especialidades possam se aprofundar no mundo hormonal e entender tudo sobre esse maravilhoso nicho da área da saúde.