O que é Fisiologia Hormonal

dr-ronald-canejo-o-que-e-fisiologia-hormonal

Você já deve ter ouvido falar sobre Fisiologia Hormonal. Principalmente se você está inserido no mundo da medicina ou por algum acaso precisou de algum tratamento específico na área. 

Bem, a Fisiologia Hormonal está diretamente ligada à produção de hormônios no corpo humano. E se estamos falando em hormônios, você deve saber que estamos falando também em qualidade de vida. 

Hoje, você vai entender definitivamente o que é Fisiologia Hormonal.

O Conceito de Fisiologia Hormonal

Os hormônios são os responsáveis por toda a manutenção da parte interna do nosso corpo, passando inclusive pelo desempenho de órgãos e por todo o equilíbrio do organismo.

Eles consistem em componentes químicos que são produzidos em glândulas específicas no corpo humano. Basicamente, as glândulas são as responsáveis por enviar os hormônios por todo o corpo para que eles desempenhem os seus papéis nas células dentro do organismo. 

Sendo assim, a Fisiologia Hormonal se encarrega de buscar entendimento pleno sobre os hormônios e compreender tudo acerca desse fascinante funcionamento do corpo. 

Por meio dos estudos da fisiologia hormonal, compreendemos em quais órgãos os hormônios atuam, bem como suas principais funções. Através dos estudos e pesquisas, conseguimos avaliar onde podemos atuar e intervir quando o assunto é fisiologia hormonal.  

A Importância dos Hormônios

A função dos hormônios é essencial para podermos viver plenamente saudáveis. Eles coordenam e regulam diversas atividades. O ideal é que não faltem hormônios no corpo, mas que também não sejam produzidos em excesso. 

Como são considerados “mensageiros químicos” no organismo humano, eles possuem algumas funções essenciais no corpo, como: 

  • Reprodução: A testosterona é um hormônio muito conhecido. É um hormônio predominantemente masculino mas também aparece e tem importância no corpo da mulher. Como um hormônio sexual, a testosterona atua diretamente na gravidez e no ciclo menstrual feminino, por exemplo. 
  • Estresse: Os hormônios têm funções relacionadas também ao estresse. O cortisol, por exemplo, é liberado quando estamos estressados, e isso faz com que o organismo se prepare para uma situação de desafio.
  • Imunidade: Os hormônios têm um papel importante na produção e modulação do nosso sistema imunológico. Isso significa que a baixa produção hormonal pode afetar drasticamente o sistema de defesa do corpo, acarretando riscos à saúde.
  • Humor e Emoções: Entender nossas emoções e controlá-las não é uma tarefa fácil. Sobretudo se as taxas dos hormônios serotonina e dopamina não estiverem em equilíbrio. Tanto um quanto o outro possuem sua importância na regulação de humor e emoções.  

Nosso processo de envelhecimento

Conforme os anos passam, ocorre um declínio de hormônios corporais, e isso desencadeia uma série de sensações de envelhecimento. A medida que o hormônios diminuem, o corpo começa a dar sinais de envelhecimento.

Além disso, os níveis baixos de hormônios no corpo, proporcionam diversas inflamações, que podem gerar câncer. É por esse motivo que muitos idosos desenvolvem a doença mesmo sem nenhum histórico familiar. 

E é por isso também, que devemos acabar com o mito de que a Terapia Hormonal é causadora de câncer, já que ao equilibrar os níveis, ela diminui a chance do paciente contrair a tão temida doença.

Estima-se que a produção de hormônios aumenta gradativamente até os 25 ou 30 anos. A partir deste momento, a potência das produções são reduzidas e o corpo inicia o processo de envelhecimento. 

Andropausa e Menopausa

Sem dúvidas, essas são as duas quedas bruscas de hormônios que o público geral mais conhece. São momentos em que as vidas de homens e mulheres são duramente afetadas por conta dos hormônios.

Andropausa

Ocorre entre os 40 ou 50 anos nos homens. Esse fenômeno ocorre por conta da diminuição drástica da testosterona, o principal hormônio sexual masculino. 

Entre os principais efeitos da androupausa, temos:

  • Diminuição da libido e disfunção erétil
  • Fadiga e perda de energia
  • Alterações no humor e na cognição do corpo

Menopausa

A Menopausa é um terror no mundo lúdico de diversas mulheres, entretanto, é um período absolutamente normal e que certamente, todas as mulheres vão experienciar em algum momento entre os 45 e 55 anos. A menopausa marca o fim definitivo dos ciclos menstruais e a diminuição brusca do estrogênio e progesterona, hormônios sexuais feminino. 

Entre os principais efeitos da menopausa, temos:

  • Ondas de Calor que indicam a chegada da menopausa
  • Alterações de humor e emoções mais afloradas
  • Atrofia vaginal e secura.

Fisiologia Hormonal como Prevenção

Como você viu, a Fisiologia Hormonal atua para entender melhor a atuação dos hormônios e busca formas de intervir quando necessário. 

É comum observarmos que muitos possuem problemas de hormônios desequilibrados, e isso acaba afetando a qualidade de vida do indivíduo. 

Nesse sentido, trabalhamos para incentivar a prevenção das questões hormonais, e desacelerar o crescimento da cultura de remediação. 

Aperfeiçoe seus conhecimentos sobre Fisiologia Hormonal 

Não perca a oportunidade de aprender mais sobre Fisiologia Hormonal. Todas as terças-feiras estou online no Instagram um Live carregada de informações e tirando dúvidas de alunos e pacientes.

Sou expert em Medicina Integrativa, há décadas atuando e ministrando palestras na área. Seja um profissional mais bem informado e conheça melhor o mundo dos hormônios.