Qual a Importância do Equilíbrio Hormonal: Entenda Mais

dr-ronald-canejo-qual-a-importancia-do-equilibrio-hormonal-entenda-mais

Entender a importância do equilíbrio hormonal é algo que todo médico necessita para cuidar da saúde de seus pacientes em geral.

Existem diversas patologias que estão diretamente ligadas ao desequilíbrio hormonal no organismo dos pacientes. Compreender todo o sistema hormonal permite que médicos possam cuidar da saúde de seus pacientes como um todo.

Entenda mais:

O Panorama Atual

Dentro do vasto universo da medicina, existem a Fisiologia Clínica e a Fisiologia Hormonal.

Ambas são muito importantes para a saúde em geral dos pacientes, mas destacam-se os médicos que dominam a clínica mas também tenham conhecimento na fisiologia hormonal.

A Fisiologia Clínica

A Fisiologia Clínica consiste no estudo da aplicação de todos os princípios da fisiologia à prática clínica.

É uma vertente que busca a apresentação de soluções baseadas em pesquisas e práticas envolvendo conhecimento para tratar doenças de diferentes origens.

Entre tantas patologias, a Fisiologia Clínica também vai cuidar de problemas decorrentes do desequilíbrio hormonal

A Fisiologia Hormonal

A Fisiologia Hormonal consiste no estudo completo dos hormônios e suas funções.

É uma pesquisa completa do sistema endócrino. Médicos especialistas em Fisiologia Hormonal entendem sobre onde cada hormônio é produzido, como eles entram na corrente sanguínea e quais são os órgãos onde eles vão atuar.

Os profissionais responsáveis por essa área possuem um entendimento pleno do corpo humano, e sabem que muitas doenças são oriundas de questões hormonais, e podem ser resolvidas de maneiras menos invasivas aos pacientes.

De maneira geral, ambos os estudos se completam. Juntos, podem proporcionar bem-estar e saúde aos pacientes.

O Equilíbrio Hormonal

Ao estudar a Fisiologia Hormonal, entendemos que os hormônios são verdadeiros termômetros no organismo humano.

Eles são responsáveis por diversos processos do corpo como crescimento, reprodução, metabolismo e auxílio ao sistema imunológico.

Compreender as funções dos hormônios e aprender a verificá-los no organismo significa conhecer mais caminhos para cuidar do seu paciente.

Sintomas do Desequilíbrio Hormonal

Os sintomas variam em cada caso. Vai depender muito de quais hormônios estão desequilibrados e em quais órgãos eles não estão atuando.

De maneira geral, os principais sintomas são:

  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Sintomas de depressão
  • Diminuição da Libido
  • Alterações de Humor
  • Perda de massa muscular
  • ganho de gordura corporal
  • Alterações relacionadas ao sono

É esse ponto de entendimento que eu busco passar aos alunos do meu curso. Não é incomum que médicos que recebam pacientes apresentando esses sintomas, não considerem o desequilíbrio hormonal como uma fonte do problema.

Muitas vezes, a resolução está mais alcançável do que os médicos imaginam.

Doenças que o Desequilíbrio Hormonal Proporciona

É claro que não é regra, mas com o declínio hormonal, o organismo está mais propenso a desenvolver doenças e ter mais dificuldades para responder aos problemas;

  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Obesidade
  • Câncer
  • Alzheimer
  • Doenças do Coração

As doenças citadas acima são alguns exemplos do que o desequilíbrio hormonal pode causar. A maioria dos hormônios são notáveis anti-inflamatórios, que ajudam o sistema imunológico a atuar.

Com a queda hormonal, o corpo fica mais vulnerável. É exatamente por isso que durante a menopausa, há um aumento de 30% de casos de mulheres infartando ou em cirurgias cardiovasculares, de acordo com o blog do Dr. Dráuzio Varela.

Aperfeiçoe-se na Profissão

Investir no seu conhecimento é sempre uma boa escolha. Não importa a sua idade ou quantos anos de carreira você tem. Busque sempre desenvolver suas habilidades e estimular a si próprio para melhorar.

Meu nome é Ronald Canejo. Sou médico e especialista em Fisiologia Hormonal com mais de 25 anos de prática clínica.

Ao longo dos anos, observei que o estudo dos hormônios possui uma excelente oportunidade de crescimento para médicos que estão dispostos a aprender e praticar. A Fisiologia Hormonal permite o cuidado da saúde como um todo, e é por isso que ela é tão importante.

Portanto, tomei duas atitudes que transformaram a minha vida e a de muitos outros médicos.

Criei o Curso Prática Clínica em Fisiologia Hormonal, destinado a médicos de todas as especialidades que buscam mudar de vida e serem mais completos.

E criei o RC Club, uma mentoria especializada com o intuito de revolucionar o seu atendimento com a medicina integrativa.

Aprenda comigo e torne-se um expert e referência na área. Permita que seus pacientes tenham atendimentos completos e alavanque sua profissão.